Ter uma comunicação errada com seu cavalo te atrapalha, entenda

CVaq A influencia do treinador sobre o temperamento do cavalo

Nos últimos anos, nós, cavaleiros, temos usado os cavalos como ajuda no campo. Seja como companhia e lazer e como fonte de alimento, ajudando a agricultura a colocar alimento na mesa dos brasileiros. Mas, a comunicação errada com seu cavalo é um grande problema que pode interferir no desempenho do mesmo.

Por isso, é muito comum ver cavalos ainda jovens sendo perdidos por problemas comportamentais. Alguns até por perda da capacidade de resposta a alguns estímulos e por não conseguirem mais realizar suas funções. E a maioria dos problemas causados são devido a treinamentos e manejos mal feitos.

Por isso, você e seu o cavalo precisam saber como se comunicar para conseguir alcançar resultados positivos.

Os cavaleiros e treinadores precisam entender a psicologia e o emocional do cavalo. Para isso, devem levar em conta todos os fatores que podem atrapalhar o bem-estar de seus cavalos, especialmente nos primeiros passos do treinamento, onde ele ainda não sabe como reagir a certos comandos.

Descubra junto com a CVaq como reverter problemas de comunicação errada com o seu cavalo!

Quais os principais erros de comunicação na hora de treinar um cavalo?

Existem 4 respostas básicas que formam um treinamento de cavalos: avançar, parar, girar e recuar.

É comum, no início, muitos treinadores ensinarem esses comandos com reforço negativo, ou seja, retirar o estímulo quando se tem a resposta esperada.

Durante o treinamento, é preciso dar um comando e aliviar assim que o cavalo responder e é muito comum ver treinadores, até experientes, que não sabem a hora certa de tirar o estímulo.

Se você forçar ou não parar o comando, o seu cavalo não vai aprender da maneira correta e vai começar a desenvolver comportamentos errados.

Por exemplo, quando o seu cavalo empina e você solta a pressão da rédea, você está ensinando que toda vez que o animal empinar, ele vai ter um alívio e toda vez que você puxar a rédea para o cavalo recuar, ele vai empinar.

O risco de um treino mal feito é que esses comportamentos negativos podem ser reforçados e trazer problemas, tanto para a saúde do cavalo quanto para a sua saúde.

Por isso, gostamos de lembrar que não existe cavalo maldoso ou bravo. O animal provavelmente só está repetindo e associando os movimentos de um mau treinamento e buscando a recompensa ou alívio.

Outro ponto negativo é manter o seu cavalo em baia. Nesse tipo de manejo, o animal passa muito tempo sem comer e sem contato social e com o tempo. Isso acaba acarretando na perda das habilidades naturais e no desenvolvimento de hábitos como atacar na hora da alimentação, morder e chutar cercas, etc.

E muitos treinadores, quando veem esses comportamentos, pensam em colocar comida para o animal. O cavalo vai associar a recompensa do alimento a esse mau comportamento, e sempre que sentir que está na hora de comer, vai começar a chutar a baia e repetir esses vícios.

Como realizar um treinamento da maneira correta?

Você precisa dar sinais que farão o seu cavalo associar a um comando ou comportamento, o que é chamado de aprendizagem associativa.

Se o seu cavalo se comporta de maneira inesperada ou defensiva, é possível que os seus sinais e comandos não estão sendo claros para o animal.

Nós, treinadores, temos uma comunicação bem limitada na hora de treinar. Por isso, é necessário conhecer a teoria da aprendizagem que está sendo ensinada passo a passo no Curso de Treinamento de Vaquejada da CVAQ.

Você pode ter em mãos esse treinamento completo, que foi estudado por anos e que vai ajudar você a ter um cavalo dócil, com 0% de estresse e desempenho máximo.

Compre já o Curso CVaq! Clique aqui para garantir.

Visite também nossas redes: Canal no Youtube e Perfil do Instagram. Acompanhe também o nosso blog para ficar de olho nas próximas dicas!

Próximo post
Fundamentos para você ensinar seu cavalo a trocar de mão
Dicas

7 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu